Planejamento: palavra-chave na comunicação corporativa!

Home » Notícias » Planejamento: palavra-chave na comunicação corporativa!
Planejamento: palavra-chave na comunicação corporativa!

O final de ano é o momento perfeito para repensar a comunicação da empresa. Rever o que foi feito no ano anterior, considerando o feedback dos funcionários, dar prosseguimento ao que vem dando certo e propor ações alinhadas aos novos desafios da organização são algumas tarefas essenciais para quem lida com a comunicação corporativa.

O primeiro passo é MAPEAR o cenário atual do ambiente interno. Existem muitas formas de fazer isso, que vão desde reuniões internas, conversas informais, ações interativas com os funcionários, pesquisas de clima até um mapeamento mais profundo com foco na comunicação, que é a sugestão mais acertada para empresas que precisam de um planejamento mais denso ou de uma transformação cultural.

Ferramentas como a MAP (Mapeamento-Alinhamento-Participação) ajudam a fazer esta análise por meio de uma investigação documental e pesquisa abrangente, através de pesquisas quantitativas online, entrevistas individuais com funcionários e também em grupos focais. O resultado garante um plano de ação assertivo e focado no que os funcionários realmente querem/ precisam.

Outra ação importante é entender as metas das lideranças para o novo ano e definir como a Comunicação pode CONTRIBUIR para cascatear os principais drives estratégicos. Afinal, a Comunicação Corporativa é muito mais do que um executor de serviços do cliente interno, ou pelo menos deveria ser. Qual deve ser o foco das ações e como elas devem ser comunicadas em cada área e em qual momento do ano são questionamentos que devem ser feitos para que o planejamento seja desenhado de forma coerente e estratégica para os negócios da companhia.

Não menos importante é OUVIR como cada um pode contribuir para este planejamento. A forma de comunicar nunca deve ser imposta, mas sim construída em conjunto para ser disseminada de forma igual para todos. Uma empresa pode ter, por exemplo, perfis funcionais muito diversos e espalhados geograficamente, por isso é importante pensar em ações que atinjam todos esses funcionários.

Em poucas palavras, o diagnóstico e o diálogo são as peças-chave de um planejamento vencedor. Aqui na Diagramma esse trabalho é feito com todo o cuidado e de forma personalizada. Transformamos os desafios de cada cliente em soluções viáveis para atingir todo o público interno e gerar os resultados esperados.

Aproveitamos as datas comemorativas, por exemplo, não apenas para motivar as equipes, mas também para trabalhar valores que inspirem e integrem os times. Campanhas também são nossa especialidade, tanto para reforçar pilares, quanto para comunicar alguma novidade que impactará o ambiente interno.

Aqui no site você encontra alguns desses trabalhos. E se quiser planejar o seu 2017 com antecedência, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *