Como e porque fazer storytelling na sua empresa

Home » Notícias » Como e porque fazer storytelling na sua empresa
Como e porque fazer storytelling na sua empresa

O que é mais eficiente para fazer com que o seu público absorva o que você quer comunicar? A experiência prática nos mostra que lições deixadas pelas histórias de um avô, por exemplo, têm potencial para passar de geração em geração, enquanto aquele sermão frio da professora tem mais chances de entrar por um ouvido e sair pelo outro. Mais do que a afetividade envolvida, isso acontece porque uma história bem contada, com personagens reais, gera identificação e um sentimento que é a palavra do momento: representatividade. Esta realidade se aplica na publicidade atual e, por que não, na comunicação interna das empresas. É por isso que o storytelling, como é chamada a capacidade de contar histórias relevantes para transmitir algum conteúdo, é uma boa estratégia a ser aplicada para moldar a cultura organizacional e conduzir as transformações que a sua empresa precisa.

“Além de ser muito eficiente para criar conexões emocionais entre as pessoas, histórias têm o poder de nos mobilizar e formar nossas crenças. No mundo corporativo, a prática do storytelling ajuda a aproximar os colaboradores do propósito da empresa, gerando motivação e engajamento naquilo que importa para a organização, e isso sempre reflete em resultados”, acredita Marco Mello, diretor da Diagramma Comunicação.

Como aplicar o storytelling na sua empresa? É pra já!

Existem muitas formas de usar as narrativas em comunicação interna. A sua empresa pode montar um programa fixo com a finalidade de coletar um repertório de histórias relevantes, criar uma plataforma online interativa para que os próprios funcionários se motivem a contar as grandes histórias que vivem no dia a dia ou sugerir encontros periódicos para o compartilhamento destas histórias. Nestas propostas, a empresa pode ir além do protagonista e convidar os ouvintes a interagir, dizendo que lições extraem ou até mesmo sugerindo outras possibilidades de final. O storytelling também pode fazer parte das campanhas de comunicação ou ser instrumento de treinamentos e ações de RH. Em qualquer proposta, a sua empresa vai precisar de uma boa redação, que ajude a construir a narrativa, e de uma comunicação criativa que desperte o interesse da equipe em dividir as suas histórias. A Diagramma pode ajudar com tudo, para a sua empresa também sair do aspiracional e investir em representatividade. Fale com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *