Como manter o foco da equipe no complexo cenário que vivemos?

Home » Notícias » Como manter o foco da equipe no complexo cenário que vivemos?
Como manter o foco da equipe no complexo cenário que vivemos?

Recessão, futuro incerto, apreensão, preocupação com os familiares, nova rotina em casa… A pandemia trouxe muito mais do que uma crise econômica e tirou da zona de conforto trabalhadores e empresas do mundo todo. Como manter o alto engajamento ao trabalho neste cenário tão complexo? Como manter os times focados no desempenho em meio a tantas preocupações? A resposta é COMUNICAÇÃO INTERNA.

“Mais do que nunca, é preciso investir em meios de conectar as pessoas, integrá-las e lembra-las do seu papel de protagonistas. O endomarketing tem muitas ferramentas para suportar as empresas neste desafio. O momento é de adaptação e incerteza, mas com uma comunicação eficiente, é possível manter o engajamento lá em cima e fazer do limão uma boa limonada”, acredita Marco Mello, Diretor da Diagramma Comunicação.

Funções da comunicação interna em momentos de crise

1 Suprimir especulações
Comunicar-se com eficiência, dinamismo e transparência para garantir que nada está acontecendo “pelas costas” dos funcionários é fundamental para passar pela crise com o mínimo de sequelas.

2 Gerar engajamento
Informar aos colaboradores “em primeira mão” sobre os objetivos e estratégias ajuda a fazê-los parte integrante do negócio. Em tempos de informação abundante e circulante, ocultar os problemas e fingir aparente tranquilidade não cola mais!

3 Reter talentos
Funcionário que se sente excluído do processo tende a abandonar o barco. Para evitar que isso aconteça e fazer com que a equipe se comprometa e reme junto contra a crise, eles precisam ser alimentados de motivação, informação e alinhamento.

4 Alavancar transformações
É na hora da crise que muitas empresas precisam assumir o leme e mudar a direção. Uma comunicação interna bem feita é muito eficiente para ajudar a moldar transformações culturais.

5Potencializar resultados positivos
É isso que o povo quer. É disso que o povo gosta! E a comunicação pode ser, sim, a chave para impulsionar os ganhos e ajudar a sua empresa a sair da crise ainda mais forte e unida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *